ESP32 – Programando com a Arduino IDE

Nesse tutorial vamos aprender a configurar a ESP32 na Arduino IDE. Sabemos que atualmente, a Arduino IDE ( Integrated Development Environment ) que em tradução direta para o português fica Ambiente de Desenvolvimento Integrado é uma das mais conhecidas plataformas de desenvolvimento utilizadas para programar diversos microcontroladores. Foi desenvolvida para as placas Arduino, mas vem sendo usada por muitos outros desenvolvedores de placas integradas como a ESP32.

Se você ainda não realizou a instalação da Arduino IDE, você pode conferir como realizar a instalação em nosso post Instalando a Arduino IDE no Windows onde ensinamos passo a passo.

Configurando a ESP32 na Arduino IDE

Para que possamos iniciar a configuração da Arduino IDE, sugiro que você verifique se sua IDE está atualizada, ao abrir a IDE você verá a versão no canto superior esquerdo conforme imagem abaixo:

pois versões mais antigas não permitem o uso da ESP32. Caso a versão que você está utilizando for antiga, você pode está baixando a versão atualizada no botão abaixo:

Para que possamos programar a ESP32 na Arduino IDE vamos configurar os modelos de placas ESP na IDE utilizando o link abaixo:

https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json

Você vai precisar copiar o link e depois abrir a Arduino IDE, ir no menu Arquivo>Preferências e colar no campo URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas conforme imagem abaixo:

Feito isto basta pressionar OK e vamos instalar os modelos de placas ESP32 na IDE. Vamos abrir o gerenciador de placas seguindo os passos Ferramentas>Placa:>Gerenciador de Placas… conforme imagem abaixo:

Depois que o Gerenciador abrir, vamos pesquisar o pacote de instalação da ESP32 no gerenciador conforme imagem abaixo:

Agora basta clicar em Instalar aguardar o pacote ser configurado e já podemos contar com todas as placas que o pacote nos fornece como podemos conferir na imagem seguinte:

Agora com a Aduno IDE configurada para o ESP32 já podemos iniciar nossos projetos. Breve traremos um projeto utilizando o ESP32 para testarmos todas as configurações realizadas.

Artigos relacionados

Respostas